quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Do jeito que tá, não dá

Tem que mudar. Tomar 6 gols em 3 jogos, sendo que foram 2 derrotas para times que lutam para não cair pra segundona e uma derrota em casa. Assim não dá.

Mas mudar o que?

Todo mundo lembra quando nossa Squadra estava indo de vento em polpa, né? Ok, vamos relembrar nossa escalação:

São Marcos di Palestra Itália no gol; Mauricio Ramos e Danilo na zaga que nos davam muita segurança; Nas laterais eram Wendel que nunca foi o maior apoiador no ataque, mas se virava bem pela direita. Armero quebrava o galho pela esquerda, fazia um correria por lá e talz. Sofria com várias bolas nas costas, mas tá dá pro gasto; No meio tínhamos nosso maior trunfo: Pierre, o maior marcador do Brasil, Edmilson com lançamentos primorosos e Souza como dicípulo de Pierre, marcando pra caramba; Cleiton Xavier, um maestro na ligação; Diego Souza que é simplesmente o melhor do Brasil na atualidade se revezando na armação e no ataque e Obina que com alguma sorte empurrava a bola pra dentro.

Um goleiro genial, uma defesa sólida, laterais que não encomodavam mas também não comprometiam, o melhor meio campo do Brasil, que muitas vezes resolviam jogos sozinhos, mas com um ataque carente de um camisa 9 à altura da nossa maglia verde. O problema era de fato o ataque.

Love chegou e nossos problemas pareciam estar resolvidos. O caminho pro penta parecia estar aberto. Mas ai vieram as contusões, suspensões, convocações e "Marcões" (que na verdade é um só, mas não podia faltar essa rima!). Pierre, Mauricio Ramos, Edmilson, Cleiton Xavier, (que após a contusão no jogo contra o Inter começou a atuar de forma mediana), Figueroa que custou a estreiar, e por ai vai. Sem contar o Lenny e Marquinhos que já estavam fora há algum tempo e agora Willians está machucado também.

Foi a partir daí que o Muricy mexeu no esquema tático do time que tava dando certo. Colocou o time com a "cara dele", mas não conseguiu implementar um padrão de jogo até hoje até mesmo por conta dos desfalques.

Então aqui vai a sugestão do PALESTRA ACT!VO: Voltar com o esquema antigo, que estava funcionando. Igual não vai ficar, até porque o Pierre era uma peça chave na escalação do Jorginho, mas com o nosso elenco a gente consegue suprir todas as peças em bom nível. Pode parecer um esquema retranqueiro à la Muricy, mas dava certo. Dessa forma o DS7 e o CX10 ficavam livres para utilizar toda sua qualidade para atacar.

O esquema é o 4-4-2 (ou 4-3-1-2, como preferir):


O vig™ explica:

Na zaga: Sai Maurício Ramos, entra Maurício Nascimento - Por problema de contusão. O muleque dá conta do recado. E lembre-se: Marcão, não!

Na lateral direita: Sai Wendel (que vira volante no lugar de Pierre, contundido) e entra Figueroa - O Chileno veio pra resolver nosso problema na lateral, pra apoiar no ataque, bate um bolão. Wendel como volante pela direita pode dar cobertura nas vezes que Figueroa subir para o ataque, ou até mesmo se alternar nos ataques para tentar confundir a marcação. Dessa maneira nosso meio pode sim voltar a ser nosso maior trunfo e voltar a desequilibrar.

Edmilson na cabeça de área, podendo variar como um terceiro zagueiro, líbero, e por ai vai. Souza é o volante da esquerda, para cubrir as subidas desenfreadas do Armero.

Cleiton Xavier na armação, livre pra jogar com o Diego Souza que hora é atacante, hora é meia.

No ataque sai o esforçado, gente boa, simpático, porém ruim de bola, o Obina e entra Vágner Love. Acho que não preciso comentar sobre essa troca...

O time tinha uma cara, agora tem outra. Tem que acertar. Queria sinceramente, do fundo do meu coração que o Muricy olhasse isso.

Desculpe o tamanho do post, eu sei que tá grande. Mas há tempos eu via isso e nao postava por falta de tempo. O jogo de hj foi a gota d'água. O post foi praticamente um desabafo. Espero que tudo melhore de agora em diante...

postado por vig™ - @vigtavares

Lembre-se: O amarelão voltou! - #oamarelaovoltou

PALESTRA ACT!VO TOP 100 NO PREMIO TOP BLOG!


Siga-nos no Twitter: @palestraactivo


Um comentário:

Unknown disse...

Parece ser um bom esquema, uma apatação de como estavamos com os jogadores que agora estão disponíveis. Parece que o Muricy agora, finalmente, quer mexer na estratégia, vamos ver se ele vai fazer assim...